Classificação CAPIXABÃO SÉRIE B 2014

CLASSIFICAÇÃO
PG
J
V
E
D
GP
SC
SG
Atlético - ES
20
962112111
Rio Branco
198611945
Serra
12933389-1
Tupy
11932412120
Cachoeiro
108242990
Sport
108242440
Unidos
059126513-8
G.E.L. Laranjeiras
05
8044411-7











sábado, 16 de fevereiro de 2013

Guia da Série B do Capixabão 2013: saiba tudo sobre as sete equipes

Festa das torcidas na final da Série B do Capixabão 2012 entre Estrela do Norte e Desportiva Ferroviária (Foto: Henrique Montovanelli/VC no GE)
Torcedores do Estrela e da Desportiva lotaram o
Sumaré na final da Série B do Capixabão 2012
(Foto: Henrique Montovanelli/VC no GE)
A partir de deste final de semana tem início o Campeonato Capixaba Série B 2013 e sete times disputam as duas vagas para a primeira divisão, em 2014. Serra e Colatina, rebaixados da Série A em 2012, Vilavelhense, Tupy-ES e GEL, da Grande Vitória, Castelo, da Região Sul, e o Esse, representante do Norte-Noroeste do Estado, estão na briga para retornarem a elite do futebol do Espírito Santo.

O jogo de abertura da competição acontece neste domingo, às 15h, quando o Castelo recebe o Tupy-ES, no estádio Emílio Nemer, no Sul do Estado. A primeira rodada prossegue nesta segunda-feira, às 20h, com a partida entre Colatina x Esse, no Justiniano de Melo e Silva. O confronto entre GEL e Serra, que completaria a rodada inaugural, foi transferido para o dia 06 de março, às 15h. O motivo da mudança, de acordo com a Federação de Futebol (FES), foi a não apresentação dos laudos técnicos de Engenharia, Vigilância Sanitária e Segurança do Robertão, por parte do Tricolor Serrano, proprietário do estádio.
 
A fórmula de disputa da Segundinha 2013 será a mesma dos anos anteriores. Na primeira fase, os times se enfrentam em turno e returno e os quatro melhores classificados avançam para as semifinais, que serão decididas em dois jogos (1º x 4º e 2º x 3º). Os vencedores dos confrontos disputam as finais, também no sistema de mata-mata. Nas fases semifinal e final, o time de melhor campanha, na etapa inicial, joga por dois resultados iguais e tem o mando de campo na segunda partida. O campeão e o vice garantem o acesso para a Série A do Capixabão 2014.
A edição 2012 da Série B do Capixabão foi decidida em uma final histórica entre Desportiva Ferroviária e Estrela do Norte. Após a vitória grená por 2 a 1 no jogo de ida, o estádio do Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim, recebeu quase cinco mil espectadores na segunda partida. Com a bola rolando, o time da casa abriu o placar através do volante Pingo, logo aos quatro minutos do primeiro tempo. O resultado dava o título ao Alvinegro, mas aos 47 minutos da etapa final, o atacante Hércules empatou o jogo e garantiu a taça para a Tiva.

Cinco times buscam o bi
As sete equipes que disputam a Segundinha 2013 buscam uma das duas vagas para a primeira divisão do ano que vem, porém, apenas cinco lutam pelo bicampeonato da competição. Castelo (1988), Serra (1997), Tupy-ES (2001), Esse (2002) e Vilavelhense (2003) já sentiram o gosto de conquistar o título da Série B, ao contrário do Colatina e do GEL, que nunca levantaram uma taça.
Assim como em 2012, o Campeonato Capixaba 2013 terá a cobertura exclusiva do GLOBOESPORTE.COM.

Saiba tudo sobre os times participantes:
Castelo header (Foto: Globoesporte.com)
Zé Afonso, atacante do Castelo (Foto: Divulgação/Castelo FC)
Castelense Zé Afonso novamente vai defender o
time da sua cidade (Foto: Divulgação/Castelo FC)
Pelo terceiro ano consecutivo, o Castelo Futebol Clube vai tentar retornar à primeira divisão do Campeonato Capixaba. Em 2011 e 2012, o time do Sul do Estado foi eliminado ainda na primeira fase. Após os 'quases', o clube promete conquistar o acesso em 2013. Para isso, a diretoria acertou com o técnico Paulo Marcos, campeão capixaba pelo Serra em 2008, e manteve o atacante Zé Afonso, de 42 anos, campeão brasileiro pelo Grêmio, em 1996, e vice-artilheiro da Série B do ano passado. A preparação da equipe teve início no dia 03 de janeiro e desde então o Castelo disputou três amistosos: duas vitórias sobre Espírito Santo (1 a 0) e Vitória-ES (1 a 0) e uma derrota para o mesmo Alvianil (1 a 0).

Histórico
Ao longo dos seus 74 anos de história, Castelo Futebol Clube não coleciona grandes façanhas, mas tem orgulho dos famosos jogadores que vestiram a camisa branca do clube. Entre eles Fumanchu (ex-Fluminense e Flamengo), Jorginho Carvoeiro, autor do gol do primeiro título brasileiro do Vasco, em 1974, além de muitos outros. Na história recente tem o meia Cícero, do Santos, que é filho de Jorge Santos, o Du Bagre, ex-jogador do próprio Castelo, que chegou a ser cogitado como treinador da equipe na atual temporada. O único título do time do Sul do Estado é o da Série B do Capixabão 1988. De lá pra cá o time acumulou fracassos e desde 1995 não disputa a primeira divisão do Estadual.
 
Título
Campeonato Capixaba Série B: 01 vez (1988)

Goleiros Laterais Zagueiros Volantes Meias Atacantes
Wendell, Jacson e Pará Netinho, Carlos Henrique, Everton e Felipe Ruan, Caboclo, Jeferson, Edgar e Bruno Vitor Hugo, Paulinho, Bruno e Juninho Geovani, Sandro, Ramon Brandão e Igor Zé Afonso, Cafezinho, Diego Raçudo, Naldinho, Ramon e Iago
Header Colatina (Foto: Globoesporte.com)
Meia Gil Baiano é uma das esperanças do Colatina (Foto: Deysiane Gagno/Rio Branco AC)
Meia Gil Baiano é uma das esperanças do Colatina
(Foto: Deysiane Gagno/Rio Branco AC)
Com o objetivo de voltar à elite do futebol do Espírito Santo, o Colatina começou os treinos de pré-temporada no início de janeiro. Com um grupo de 26 jogadores comandados pelo técnico Zinho, a equipe já realizou dois amistosos. No primeiro jogo-treino,  o Colá bateu o time da Vale por 2 a 0. No segundo teste, goleou um selecionado do município de Marilândia por 5 a 0.
Um dos destaques da equipe é a presença de vários jogadores experientes que já fizem história dentro do futebol capixaba. Entre eles, o goleiro Hiran, o meia Gil Baiano, o lateral Helinho e os atacantes Moisés e Amaral.
 
Histórico
O Colatina Sociedade Esportiva não tem nenhuma relação com a Associação Atlética Colatina, campeã capixaba em 1990. O 'novo' Colatina estreou profissionalmente em 2010, quando disputou a Série B do Estadual. O time terminou a competição na terceira colocação, mas devido a punição sofrida pelo Estrela do Norte, que foi o vice-campeão, o clube herdou a vaga na elite do futebol capixaba em 2011. No ano seguinte, após uma fraca campanha, retornou à Segunda Divisão.
 
Título
Nenhum

Goleiros Laterais Zagueiros Volantes Meias Atacantes
Hiran, Andrey e Raone Netinho, Ratinho, Helinho e Gabriel Riso Surubim, Branco, Alemão e Samuel Gil Baiano, Parley, Rodolfo, Gedeon, Delei e Dudu Luciano Beré, Amaral Gabriel, William e Moisés
ESSE - topo - header - guia (Foto: Globoesporte.com)
Fabrício Rodrigues, técnico do Esse (Foto: Divulgação/Espírito Santo SE)
Fabrício Rodrigues é mantido à frente do comando
técnico do Esse (Foto: Espírito Santo SE)
O Espírito Santo Sociedade Esportiva, de Colatina, começou sua preparação no dia 7 de janeiro e será comandado pelo técnico Fabrício Rodrigues, o mesmo que levou o clube às quartas de final da Copa Espírito Santo. De acordo com a diretoria, o elenco está com 26 atletas e o time ainda busca mais um goleiro e um meia ofensivo.
Durante a pré-temporada, o Esse realizou cinco amistosos, com uma vitória e 4 derrotas. Perdeu para a Tombense-MG por 3 a 1, venceu o Linhares por 2 a 1, foi derrotado pela Seleção de Marilândia por 4 a 3 e duas vezes pelo Democrata-MG por 1 a 0. O destaque do grupo é o atacante Oliveira, campeão capixaba pelo Serra em 2008.
 
Histórico
O Esse é um clube-empresa fundado em 1998 e iniciou as suas atividades na cidade de Colatina com o nome de Centro de Treinamento Edmílson (CTE), em homenagem ao seu proprietário, o ex-jogador Edmilson Ratinho. Em 2002, o CTE conquistou a Segundinha do Capixabão e disputou a Série A até 2008, quando foi rebaixado. Nesse período, o time mudou de casa em diversas oportunidades, 'transitando' entre Marilândia e Colatina. Em 2011, antes da disputa da Copinha, o dirigente anunciou a troca do nome do clube para Espírito Santo Sociedade Esportiva.
 
Título
Campeonato Capixaba Série B: 01 vez (2002*)
*Título conquistado como CTE

Goleiros Laterais Zagueiros Volantes Meias Atacantes
Rodrigo Reis e André Teixeira Dani Vieira, Juan Azeredo, Alex Baiano, Juan Silva e Wendel Rafael Assis, Rodrigo gomes, Leandro Lacerda e Washington Ivo Patrício, Chiquinho, Euler e Rodrigo Binda Diego Apodi, Kael, Anderson Paulista, Valdir Rene e Yan Oliveira, Adiel, Rodrigo Lima, Diego Batalha, Brayan, Madson
GEL - topo - header - guia (Foto: Globoesporte.com)
GEL está treinando no campo da Associção de Carapina, na Serra (Foto: Wangleson Silva)
GEL está treinando no campo da Associção de
Carapina, na Serra (Foto: Wangleson Silva/GEL)
Assim como todos os seus adversários, o Grêmio Esportivo Laranjeiras também já disputou a Série A do Capixabão e, na Segundinha 2013, busca retornar à elite do futebol capixaba. Em pré-temporada desde a segunda quinzena do mês de janeiro, o time serrano chegou a contar com quatro jogadores colombianos, mas em decorrência de problemas nos vistos de trabalho, os estrangeiros não puderam ficar.
Sem os gringos, o GEL vai apostar em um time jovem, sob o comando do treinador Samuel Batista, que já dirigiu o clube em outras oportunidades. Nesta edição da Série B, a equipe do bairro Laranjeiras vai mandar os seus jogos no estádio Robertão, em Serra Sede.

Histórico
Com 32 anos de história, o Grêmio Esportivo Laranjeiras seguiu o mesmo caminho de outros clubes capixabas. Após o sucesso no futebol amador, o time passou a disputar competições profissionais a partir de 2006. Do bairro Laranjeiras, no município da Serra, o GEL ainda não conquistou títulos. O seu melhor desempenho foi o vice-campeonato da Série B do Capixabão 2008.

Título
Nenhum

Goleiros Laterais Zagueiros Volantes Meias Atacantes
Edinho, Avatar e Pavão Edinho, Avatar e Pavão Joabson, Baiano, Dionizio e Christian Renato, Marcão, Wallace, Maurício, Ewerton e Igor Marcelinho Bambam, Wesley, Lohan, Júnior, Zé Augusto e Mosquito Allan, Rafael, Jorge, Elvis e Hudson
Header Serra (Foto: Globoesporte.com)
Jogadores treinam no estádio Robertão (Foto: Eduardo Dias)
Jogadores do Serra treinam no estádio Robertão
visando a Série B Estadual (Foto: Eduardo Dias)
Um dos rebaixados na Série A do Estadual do ano passado, o Serra entra na disputa da Segundinha como um dos favoritos. Para comandar o elenco de aproximadamente 23 jogadores o clube anunciou o acerto com o técnico Ângelo Santos. Sem muitos recursos para a contratações, a diretoria serrana por usar jogadores em início de carreira, mas trouxe nomes experientes. Responsável direto pela montagem do elenco, o diretor geral Carlos Cândido, admitiu em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM que jogar a Série B é bom para que o Serra consiga se reestruturar e voltar com mais força à elite do Estado. O treinos do tricolor estão acontecendo de segunda à sexta, sempre à noite, no estádio Robertão.
 
Histórico
Fundado nos anos 1930, o Serra só passou a disputar campeonatos profissionais em 1997. E só dois anos bastaram para que vencesse seu primeiro estadual da Série A, em 1999. No mesmo ano, a equipe conseguiu o feito de ser a primeira e, ainda hoje, única do Espírito Santo a vencer uma partida no Maracanã. No caso, pelo placar de 2 a 1, sobre o Fluminense, na Série C do Brasileiro. O tricampeonato entre 2003 e 2005 foi o auge. Depois, campanhas vacilantes, à exceção da de 2008, quando o time, mesmo largando como azarão, se reformulou a tempo de conquistar o título. O recente rebaixamento no Capixabão 2012 ainda assusta o Cobra Coral.
 
Títulos
Campeonato Capixaba: 5 vezes (1999, 2003, 2004, 2005 e 2008)
Campeonato Capixaba Série B: 1 vez (1997)

Goleiros Laterais Zagueiros Volantes Meias Atacantes
Chico e Carlos Alexandre Lucas, Denis, Jeandeson, Lucas Baiano e Davi Waguinho, Dinei, Tupã, Arthur e Joaquim Lewis, João Vitor, Perdigão e Almiro Gustavinho, Felipinho, Renan, Tierry, Marcos Vinicíus, Alessandro Marreta e Felipe Falcão Magalhães, Pablo, Ronaldo e Arthur
Tupy - topo - header - guia (Foto: Globoesporte.com)
Patrick, goleiro do Tupy-ES (Foto: Arquivo Pessoal)
Patrick, goleiro do Tupy-ES (Foto: Arquivo Pessoal)
Em comparação a boa parte dos seus concorrentes, o Tupy-ES começou tarde a sua pré-temporada visando a Segundinha, no dia 29 de janeiro. Ainda sem patrocinadores e com o orçamento limitado, o clube não tem condições de bancar a folha salarial de um técnico e, a princípio, o presidente Rogério Pedrini até cogitou a possibilidade de ser o treinador do time durante a disputa. Mas o cargo foi ocupado por Valdo Aragão dias antes da estreia.
Apesar disso, enquanto os treinos diários com os quase 30 jogadores do elenco não começaram de fato, o time canela-verde se juntou em duas ocasiões para realizar amistosos. No primeiro, bateu o Estrela do Norte, em Cachoeiro de Itapemirim, por 2 a 1. Contra o Rio Branco-ES, o amistoso ficou no 1 a 1. Depois que o treinos começaram, o time enfrentou o Vilavelhense e o clássico ficou no 2 a 2.
 
Histórico
O Esporte Clube Tupy se orgulha do título de 'time mais tradicional de Vila Velha'. Fundado em 1938, o clube canela verde já contou com o reforço do folclórico atacante Túlio Maravilha, durante a participação em uma edição da Copa Espírito Santo. Apesar da 'idade avançada', o Tupy possui apenas um título profissional: o da Série B do Campeonato Capixaba de 2001.
 
Título
Campeonato Capixaba Série B: 01 vez (2001)

Goleiros Laterais Zagueiros Volantes Meias Atacantes
Patrick e Rodrigo Luciano, Rômulo, Ritiely, Telmo e Vanderlei Marcos Vinicius, Giovane, Jilvânio, Mateus Teixeira e Luan Diego, Wesley, Caio Camelo, Jorginho e Wagner Victor, Caio, Júlio César, Jefferson e Felipe Santos Kennedy, Jean Sá, Allysson, Anaílson, Éder e Jardel
Vilavelhense - topo - header - guia (Foto: Globoesporte.com)
Adilson de Freitas e Zuza, presidente e técnico do Vilavelhense (Foto: Reprodução/Site oficial do Vilavelhense)
Adilson de Freitas e Zuza, presidente e técnico do
Vilavelhense (Foto: Site oficial do Vilavelhense)
O Vilavelhense iniciou os trabalhos visando a disputa da Segundinha no fim do mês de janeiro. E, para a temporada 2013, o clube canela verde passou por uma mudança importante em seu comando. O presidente Miguel Trés pediu licença do cargo por seis meses, com o objetivo de cuidar de outros projetos, e quem assumiu em seu lugar foi o empresário Adilson de Freitas. Após tomar posse, o novo dirigente acertou com o técnico Zuza, ex-Serra, para treinar o Vila na competição.
No último final de semana o time fez o seu primeiro amistoso da pré-temporada, contra o Tupy-ES. O resultado de 2 a 2 foi avaliado de forma positiva pelo treinador do Vilavelhense.

- O teste foi válido em função do pouco tempo que temos de treinamento. Observamos algumas falhas de posicionamento que corrigiremos no decorrer dos dias. Com certeza, estaremos prontos no dia 23 de fevereiro, dia da nossa estreia - declarou Zuza, em entrevista ao site oficial do Vila.
 
Histórico
Fundado em 2002, o Vilavelhense Futebol Clube vai completou 10 anos de história no dia 26 de agosto 2012. Nessa década, o clube de Vila Velha levantou a taça logo em seu primeiro ano profissionalização, quando derrotou a Desportiva Capixaba na final da Série B do Estadual de 2003. Mas o maior orgulho do time canela verde é o título da Copa Espírito Santo 2006. Em uma final disputada, o Vila superou o Estrela do Norte e evitou o tetracampeonato do rival.
 
Títulos
Campeonato Capixaba Série B: 01 vez (2003)
Copa Espírito Santo: 01 vez (2006)

Goleiros Laterais Zagueiros Volantes Meias Atacantes
Léo Mendes Mineiro e Patrick Ralph e Paulo César Ronaldo e Pablo Esquerdinha e Alan Thiago Paulista e Luiz Felipe

Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário